Capitulo 2

Capitulo 2 - Comunidades Biólogicas e solo .  // Pag. 6
 Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (mineirais e matéria organica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). Essas fases podem ser encontradas em diferentes proporções, dependendo de fatores como tipo de solo e forma de utilização. Através da edafologia , solo é a camada no qual pode se desenvolver vida vegetal. O solo funciona como vida terrestre . O Micro e o macro nutrientes , assim como boa porção da água que plantas necessitam , estão no solos .  
O solo é a camada mais superficial da terra 
e é composto por sais mineirais dissolvidos na água intersticial e seres vivos e rochas em decomposição. Há muita variação de terreno a terreno dos elementos do solo, mas basicamente existem quatro camadas principais , mas destas só nos importa a primeira camada que é rica em húmus , detritos de origiem orgânica . Essa camada é chamada de camada fértil . Ela é a melhor para o plantio , e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais mineirais e água para se desenvolver .

Clássificação do solo: 
*noticia otima
*voce vai ficar orgulhoso
   aa         nto        niio caarlos       !         diz:
*fala .
                BrNhH          <3      =D  =)*[=3#10]        diz:
*empatei com twister em um duelo
*hoje
   aa         nto        niio caarlos       !         diz:
*Grandes merda .

Solos arenosos

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração areia, de tamanho entre 2mm e 0,05mm, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Os solos arenosos têm boa aeração e capacidade de infiltração de água. Certas plantas e microorganismos podem viver com mais dificuldades, no entanto, devido à pouca capacidade de retenção de água.

                            
Solos siltosos

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração , de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves.                          
                 

Solos argilosos

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila, de tamanho menor que 0,002mm (tamanho máximo de um colóide). Não são tão arejados, mas armazenam mais água quando bem estruturados. São geralmente menos permeáveis, embora alguns solos brasileiros muito argilosos apresentam grande permeabilidade - graças aos poros de origem biológica. Sua composição é de boa quantidade de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita). Formam pequenos grãos que lembram a sensação táctil de pó-de-café e isso lhes dá certas caraterísticas similares ao arenoso.
                                         

Latossolo

Possui a capacidade de troca de cations baixa, menor que 17 cmolc, presença de argilas de baixa atividade (Tb), geralmente são solos muito profundos (maior que 2 m), bem desenvolvidos, localizados em terrenos planos ou pouco ondulados, tem textura granular e coloração amarela a vermelha escura.

                
Solo lixiviado

São aqueles que a grande quantidade de chuva carrega seus nutrientes, tornando o solo pobre ( pobre de potássio, e nitrogênio).

                                

Solos negros das Planícies e das Pradarias

São aqueles que são ricos em matéria orgânica.

    

Solo Árido

São aqueles que pela ausência de chuva não desenvolvem seu solo.                    
                 
      

Solos de Montanhas

São aqueles que o solo é jovem.

                          
   

Pag.7 - Comunidades biólogicas e solo - Comunidades Biológicas 

 Bioma Terrestre

Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas. bioma são as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico
 chamado biótopo. No mundo bruxo são registradas 5 biomas terrestres. Abaixo o nome e um pouco sobre elas:Florestas Tropicais e Subtropicais - Nelas existem uma diversidade de plantas . É a comunidade biólogica mais diversificada.
                                          

Taiga/Floresta Boreal - A Vegetação é pouco diversificada devido as baixas temperaturas.                                                                                                          

Tundra - A Vegetação predominante é composta por musgos , ervas e arbustos baixos , devido ás condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura . As plantas com Termostanders longos não podem se desenvolver pois o subsolo gelado pelo que não há arvores
                                                                                                          

   
Desertos matagais e Xéricos - A Maioria das plantas do deserto são tolerantes á seca e á salnidade. Algumas armazenam água em suas Falhuas , termostanders e caustros.
                                                                                                

Mangais - Em virtude do solo salino e da deficiência de Oxigênio , nos manguezais predominam os vegetais halófilos , em formações de vegetação litoranea ou em formações lodosas . Aos seus longos termostanders permitesm a sustentação das arvores no solo lodoso .
  

Pag. 8 Comunidades Biológicas e Solo - Fertilizantes

Os Fertilizantes 
Fertilizantes ou adubos são compostos químicos ou naturais , que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais. São aplicados na agricultura com o intuito de melhorar a produção.

Os adubos mais usados:

- Estrume de dragão
- Esterco
- Sulfato de Amonia
- Salitre do Chile

Estrume de dragão - O fertilizante de estrume de dragão é uma solução para ajudar plantas a crescerem . Abaixo os ingredientes:

- Miolo Mole
-
Sete peças de estrume de dragão - Mandrágoras Cozidas- Dois baços de rato
- Tóraces de libelula torrada.

Esterco - O esterco é de origiem animal e é em geral uma mistura de fezes e material organico proveniente de camas utilizadas no estabulos ( Casa ou local onde alguns animais é criado em regime semi-livre , é recolhido ).

Sulfato de Amonia -
20% de nitrogenio na forma amoniacal , tende a acidificar o solo.

Salitre do Chile
O composto químico nitrato de potássio ou, erroneamente, embora comercialmente usado, nitrato potássico é um nitrato cuja fórmula é KNO3.Também ótimo como adubo, sendo grande fonte de nitrogênio e potássio para as plantas.Através do nitrogênio, as bactérias nitrificantes pruduzem essa substância, juntamente com o nitrato de sódio (NaNO3).

Pag.9 - Comunidades Biológicas e solo - Relevo

 Relevos do Solo
A superfície da Terra é constituída por irregularidades, que são chamadas de relevos. Existem irregularidades tanto em solo quanto no fundo dos oceanos, denominados respectivamente de relevo continental e submarino.

O relevo é um dos elementos naturais que mais se destacam na paisagem, embora uns mais do que outros. Diante das afirmações, os tipos de relevo são: planaltos, cadeias de montanhas, depressões e planícies.
Planaltos: relevo constituído por irregularidades (de forma ondulada), grande parte dos casos localizados em altitudes superiores a 300 metros acima do nível do mar. São considerados planaltos: serras escarpas e chapadas. Um dos aspectos particulares desse tipo de relevo é que o mesmo libera sedimentos para as áreas mais aplainadas ou baixas, favorecendo o surgimento de depressões e de planícies.        

Cadeias de montanhas:  são formadas por um conjunto de montanhas que se encontram aglomeradas em uma região. As mesmas possuem grandes altitudes, bem superiores em relação aos outros tipos de relevos continentais, além de serem bastante acidentadas com encostas íngremes. Em razão dessa característica, as cadeias de montanhas sofrem frequentemente com os processos erosivos proporcionados pela ação do vento, água e gelo. As cadeias de montanhas ou cordilheiras abastecem de sedimentos as áreas ao seu redor. 
Depressões:  relevo caracterizado pelo rebaixamento repentino do relevo, ou seja, corresponde a uma área com altitude mais baixa que as áreas que circundam. As depressões são classificadas em dois tipos: depressão relativa (que apresenta altitude mais baixa que as áreas ao redor, mas estão acima do nível do mar) e absoluta (se apresenta abaixo no nível do mar). As depressões geralmente são planas, em razão dos processos erosivos aos quais se sujeitaram ao longo de milhares de anos.                                 
Planícies:  tipo de relevo caracterizado por apresentar uma superfície bastante plana, oriunda da sedimentação provocada por processos erosivos ocorridos em pontos mais elevados. É bom ressaltar que existem planícies em diversas altitudes, no entanto, a maioria se encontra em elevações modestas em relação ao nível do mar.